Segurança baseada em comportamento

Os programas de segurança baseados no comportamento do trabalhador são os mais difíceis de implementar, porém quando bem-sucedidos certamente irá melhorar o nível de segurança existente em seu ambiente de trabalho. Confira ao longo do artigo, dicas de como fazê-los.

Todo comportamento de risco será modificado quando motivarmos os trabalhadores a fazerem escolhas seguras no seu ambiente de trabalho. Recomendamos que toda empresa possua ferramentas para rastrear e analisar os fatores que influenciam na tomada de decisão de risco. Estes dados servirão para educar os trabalhadores, aumentar a participação dos mesmos em programas de segurança e criar uma cultura que os capacite a tomarem decisões seguras.

A seguir iremos classificar três desafios comuns que os profissionais de segurança enfrentam ao implementar programas de segurança baseados no comportamento:

1)Jogar a culpa somente no comportamento

Muitas pessoas acreditam que a maioria dos incidentes no local de trabalho provêm de comportamentos dos trabalhadores e não dos riscos existentes no ambiente trabalho.
Os empregadores devem fazer a sua parte para minimizar o risco e educar os trabalhadores sobre os perigos existentes. Ou seja, garantir que todos os trabalhadores estejam treinados corretamente antes de enviá-los para o trabalho.

2)Falta de envolvimento dos trabalhadores

O elemento mais importante de um programa eficaz de segurança no local de trabalho é a participação direta dos funcionários. Todo profissional de segurança deve garantir que a segurança seja prioridade para todos os seus colaboradores. Os trabalhadores devem ser capazes de identificar os problemas no dia a dia e facilmente comunicá-los à liderança para que possam ser resolvidos rapidamente.

3)Construir uma cultura de segurança focada em punição

Os programas de segurança falham porque os profissionais de segurança geralmente dependem de uma punição pesada para moldar o comportamento dos funcionários. Em vez de punir os trabalhadores pelo mau comportamento, o gerenciamento deve introduzir um processo de ação corretiva no qual o comportamento seguro seja recompensado. Bater não resolve!

Reveja o que pode ser melhorado para que a segurança dos seus funcionários e empresa estejam sempre em primeiro lugar!

 


Leonardo Thommen

1 Artigos Postagens

Comentários
Acústica Lagos Empresa 2 anos

Espetacular! Em resumo: análise comportamental para avaliação de riscos.